Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Uma candidatura com provas dadas, em quem o Porto e a sua população sabem que podem inteiramente confiar

Uma forte saudação a todos os presentes, aos trabalhadores e ao povo do concelho do Porto, aos membros do Partido Comunista Português, do Partido Ecologista “Os Verdes”, da Intervenção Democrática, a todos os independentes que estão connosco neste grande projecto da CDU, espaço de participação e realização ao serviço das populações.

• Sobre a denominada Reforma da Estrutura Superior das Forças Armadas

«O Governo anunciou aquela que considera ser a mais profunda reforma da política de defesa e das Forças Armadas, com a criação do Comando Operacional Conjunto. O PCP não pode deixar de considerar tal decisão como o prosseguimento das medidas de padronização das nossas Forças Armadas com o modelo que predomina no quadro da NATO e assente numa cada vez mais estrita concepção de emprego das Forças Armadas em missões externas. Por outro lado, aprofunda a governamentalização das Forças Armadas, com o reforço das competências do Ministério da Defesa em detrimento do papel dos diferentes Ramos».

• Audição «Os problemas dos trabalhadores dos sectores alimentar, bebidas e agrícola»

Caros amigos,
    Camaradas,

Agradeço a resposta positiva ao convite que endereçámos para estarem nesta audição do PCP sobre os os problemas dos trabalhadores dos sectores alimentar, bebidas e agrícola e as questões importantes que aqui trouxeram.

Quando impuseram o confinamento em casa à generalidade dos trabalhadores, os sectores que vocês representam não pararam com os riscos inerentes à epidemia, mais vulneráveis face às condições de higiene e segurança em muitos locais de trabalho e nos transportes, particularmente na área agrícola.

• Combater a exploração dos trabalhadores que tudo sacrifica à acumulação do lucro

1.ª Intervenção

Senhor Primeiro Ministro:

Trago novamente a este debate o tema da vacinação, porque apesar dos esforços desenvolvidos pelos milhares de profissionais e pelos responsáveis do programa, a situação que temos no País, ainda está longe de ser satisfatória e ela podia ser melhor.

Temos sublinhado que no combate à COVID-19 se impõe agir com determinação em três direcções:

- testagem massiva, definindo critérios e prioridades rigorosas;

• Sobre o pedido de insolvência da SPDH/Groundforce por parte da TAP

O Governo informou ontem a CMVM da sua decisão de que a TAP pediria a insolvência da SPDH/Groundforce. Trata-se de uma decisão grave e completamente inaceitável, na medida em que precariza ao extremo a vida dos 2400 trabalhadores da SPDH/Groundforce e suas famílias e desestabiliza a TAP num momento crítico para a recuperação económica da Empresa, em que o sector da aviação civil começa a sair da mais grave crise de sempre à escala mundial.

• «Todas as Câmaras da CDU já aplicaram o Suplemento de Insalubridade e Penosidade»

Em primeiro lugar dizer que isto não é uma reivindicação e uma situação que resulte só da situação epidémica que o nosso país que viveu.