Edgar Silva
Logo Presidenciais 2016
Afirmar Abril.
Cumprir a Constituição

No dia 11 de Janeiro a Candidatura Presidencial de Edgar Silva prosseguiu a sua campanha de reuniões e contactos com entidades e colectividades do distrito que prestam serviços públicos essenciais às populações, desta vez realizando uma reunião de trabalho com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Águeda.

A delegação da candidatura, composta em que se incluía mandatário distrital, Francisco Gonçalves , num momento em que o país se confrontou com chuvas diluvianas e alagamentos um pouco por todo o lado, aproveitou para, em Águeda, se inteirar dos problemas concretos desta corporação de bombeiros relativamente à sua capacidade de intervenção nas situações de cheias, mas também no que se refere ao socorro médico e no combate aos incêndios florestais.

Do levantamento efectuado sublinham-se as necessidades de investimento da corporação e a falta de recursos humanos para reforço do seu corpo de bombeiros. A situação mais urgente é a relativa ao investimento, a necessidade de substituir o mais rápido possível a viatura do INEM, uma vez que a existente tem mais de 15 anos, um milhão e meio de quilómetros, não tendo capacidade para responder com a qualidade esperada para as cerca de 300 intervenções mensais a realizar.

Outro investimento crucial, para a qual existe já um projecto de candidatura a fundos comunitários, prende-se com a necessidade de requalificação das camaratas, de modo a permitir as condições de higiene e alojamento para três equipas permanentes do quartel.

O encontro serviu, ainda, para trocar algumas impressões sobre as questões do ordenamento e limpeza da floresta, bem como da necessidade de garantir a predominância da componente técnica sobre a componente política nos processos de nomeação dos responsáveis operacionais da Protecção Civil.

A Candidatura Presidencial de Edgar Silva sublinha a importância da dotação orçamental adequada, para dispor dos recursos humanos suficientes e para realizar os investimentos necessários, e de um comando operacional organizado, questões centrais para que as corporações de bombeiros possam dar a resposta que deles esperam as populações, garantindo assim os direitos constitucionalmente consagrados.

Aveiro, 12 de Janeiro de 2016
A Comissão Distrital de Aveiro da Candidatura de Edgar Silva