A Comissão Concelhia de Estarreja do Partido Comunista Português vem, por este meio, repudiar da forma mais veemente a anunciada intenção de encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos na freguesia de Avanca.

Nesta ocasião é oportuno relembrar que Avanca é a segunda maior freguesia do concelho de Estarreja, tendo mais de 7000 habitantes, e concentrando várias actividades económicas relevantes, da indústria à agricultura, sem esquecer o movimento associativo.

Encerrar o balcão da CGD só pode ser entendido como uma afronta à população não apenas da freguesia (os mais prejudicados), mas de todo o concelho (já que os utentes de Avanca irão concentrar-se no balcão do centro do concelho), e mais um passo num indisfarçável caminho de destruição da Caixa como ferramenta pública de estímulo à economia nacional.

A este propósito, a Comissão Concelhia de Estarreja do PCP não pode deixar de denunciar o papel do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. A ameaça de retirar todas as contas da CME da CGD pode parecer uma inflamada declaração de rebeldia, mas é exactamente o contrário.

Ao fazê-lo (mesmo que se venha a concretizar o encerramento do balcão da CGD), a CME estaria apenas a contribuir para afundar ainda mais o banco público - algo inaceitável aos olhos do PCP, mas seguramente bem a gosto da maioria PSD que governa a autarquia estarrejense e cujo partido nunca hesitou em contribuir para o desmembramento da CGD quando esteve no Governo da República.

O papel da CME não deve ser o de amuar e promover "revoltas de Pirro", mas antes de instar o Governo da República para impedir este ataque aos direitos do povo de Estarreja, promovendo a convergência entre todas as forças políticas e sociais do concelho para uma vibrante demonstração de desacordo com esta decisão, levando a luta o mais longe possível.

Por fim, o PCP apela à população que não se resigne e lute pela defesa do balcão da CGD em Avanca, como parte da luta pela defesa de uma CGD pública e ao serviço do desenvolvimento e soberania nacionais.

Estarreja, 18 de Junho de 2018
A Comissão Concelhia de Estarreja do PCP


Para o topo