Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Dois anos após os incêndios de Outubro de 2017

    A 15 e 16 de Outubro de 2017, inúmeros concelhos do Centro e do Norte do País foram fustigados por violentos incêndios, fazendo arder centenas de milhares de hectares de floresta, afectando cerca de mil e quinhentas habitações, atingindo, muitas totalmente, mais de meio milhar de empresas, destruindo inúmeras espécies vegetais e animais, com impacto muito significativo do ponto de vista ambiental, com uma perda inestimável de 80% do Pinhal de Leiria, com graves prejuízos ambientais, e – o mais importante – provocando meia centena de mortos.

  • Condenação a prisão de dirigentes de forças políticas, de membros do Parlamento e de ex-membros do Governo Regional da Catalunha

    Perante a decisão das autoridades judiciais espanholas de decretarem duras penas de prisão efectiva – que em alguns casos ascendem a 13 anos – a dirigentes de forças políticas, de parlamentares e de ex-membros do Governo Regional da Catalunha, a propósito da sua participação na realização do referendo sobre a autodeterminação da Catalunha, que ocorreu no dia 1 de Outubro de 2017, e de uma sequente declaração unilateral de independência, o PCP considera que:

  • PCP condena novo passo na guerra de agressão contra a Síria

    O PCP condena a agressão militar turca em curso contra a Síria, visando a ocupação directa de parte do seu território, o que constitui uma aberta violação do Direito Internacional e um novo e perigoso desenvolvimento na agressão a esse país.

    Saliente-se que a agressão contra a Síria foi desencadeada há oito anos pelos EUA e outros membros da NATO – incluindo a Turquia –, em conluio com o regime sionista de Israel e a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos ou o Catar, entre outros, e com o apoio do Governo português.

  • Cá estamos! Com a força que nos dá a luta e com o nosso projecto e ideal

    Acabámos de travar a última das batalhas eleitorais do presente ano. Um ano que foi particularmente exigente. Foi um ano de muitos combates e em múltiplas frentes, na frente da luta de massas e social, nas instituições, na frente eleitoral, da organização do Partido e da construção da Festa do «Avante» que mais uma vez realizámos com êxito, e que exigiram uma grande entrega e esforço de milhares de militantes comunistas e de todo o nosso Partido.

  • Resultados demonstram a clara insuficiência do orçamento para a Cultura

    1 – Os resultados referentes ao concurso de apoio bienal às Artes, publicados com atraso, no dia de hoje, evidenciam o que o PCP há muito vem denunciando: o orçamento para a Cultura é manifestamente insuficiente e põe em causa o cumprimento do direito à criação constitucionalmente consagrado.

  • Deputados do PCP no Parlamento Europeu pedem o reforço da política de coesão

    O Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP), que se debruça sobre aspectos como os valores do QFP (por programa, por categoria e a nível global), os recursos próprios da UE, as disposições em matéria de flexibilidade, a revisão intercalar e os princípios horizontais.

Para o topo