Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • «Há razões de fundo para que em Portugal se paguem dos mais altos preços pelos combustíveis»

[Excerto]

Os combustíveis, e em particular o seu elevado preço, voltaram à ordem do dia.

Agora pela mão de alguns centrada no adicional ao ISP. É ouvi-los: o argumento das petrolíferas é a subida do preço do petróleo. O argumento do PSD e do CDS é, demagogicamente, a questão dos impostos. O Governo minoritário do PS finge que o problema não existe.

• «O Financiamento do Serviço Nacional de Saúde resolve-se com as prioridades e opções corretas»

Na intervenção durante o debate sobre Nova Lei de Bases da Saúde, Carla Cruz afirmou que "os números não enganam! Hoje existem mais profissionais no Serviço Nacional de Saúde do que no período de 2011-2015, mas, apesar disso, é incontestável que continua a haver uma grande carência de profissionais! Faltam médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e assistentes operacionais".

• «São muitos os problemas que se arrastam no tempo sem que o Governo tome as medidas necessárias»

No debate quinzenal realizado esta tarde na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa abordou o tema do Quadro Financeiro Plurianual (00:02); do Serviço Nacional de Saúde e dos seus trabalhadores (2:00) e abordou ainda a contagem do tempo de serviço dos professores e de outros funcionários da função pública (4:26)

• As políticas de violação dos direitos dos imigrantes dos EUA e da UE

A retenção de imigrantes em campos de detenção nos EUA e, particularmente, a detenção de crianças separadas dos pais, constitui um bárbaro acto que viola os mais elementares direitos humanos e é expressão concreta de uma política xenófoba e racista, que merece a mais viva condenação do PCP, demonstrada na sua coerente e determinada acção na defesa e afirmação dos valores da liberdade e da democracia.

• Habitação, direito Constitucional que urge concretizar

Esta nossa sessão pública que decorre sob o lema “Habitação - direito Constitucional que urge concretizar”, como já aqui foi dito, insere-se num vasto e diversificado conjunto de iniciativas quer legislativas, quer de debate, reflexão e acção promovidas pelo PCP.

• Sobre o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território

Estando concluída a discussão pública sobre as alterações das orientações, do modelo territorial e do plano de acção do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), instrumento que tem por missão o estabelecimento das opções estratégicas com relevância para a organização do território nacional, o PCP assinala que o documento objecto de análise, não responde às necessidades do País.