Uma delegação do PCP composta por Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, Rui Bastos, eleito pelo PCP na Assembleia Municipal de Anadia e dirigentes regionais e locais do PCP estiveram hoje reunidos com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Esta visita, realizada no quadro do exercício normal do mandato de deputado, teve como objetivo avaliar no terreno as medidas tomadas pelo Governo na sequência dos últimos anos negros em matéria de incêndios se estas tiveram ou não impactos reais.

O concelho de Anadia foi fortemente atingido pelos incêndios em 2016, ano em que perdeu parte significativa da sua mancha de floresta. Contudo, as dificuldades continuam no quadro da prevenção tendo em conta a falta de meios necessários à limpeza de matos e florestas, uma vez que requerem máquinas e equipamentos incomportáveis para o regime de micro propriedade prevalecente. Pese embora o esforço da autarquia na limpeza dos caminhos, a floresta sustentável que todos defendem continua adiada por falta de enquadramento político. Desta forma os pequenos produtores acabam por ser empurrados para a plantação de eucalipto, única alternativa capaz de gerar algum rendimento.

O PCP tem apresentado um vasto conjunto de propostas destinadas a dar mais condições aos bombeiros voluntários e conseguiu aprovar em sede de orçamento de estado um amplo reforço orçamental para a prevenção e combate aos incêndios mas também para a recuperação e valorização da nossa floresta. Neste sentido, Miguel Viegas voltou a manifestar todo o reconhecimento e apreço do Partido pelo trabalho das corporações de bombeiros e comprometeu-se a continuar a intervir aos mais diversos níveis para que as promessas do governo não sejam esquecidas e que cenários ocorridos em anos recentes não se repitam.

Aveiro, 26 de Fevereiro de 2018
O Gabinete de Imprensa da DORAV