A Comissão Concelhia de Aveiro do Partido Comunista Português realizou no sábado dia 8 um debate acerca da luta pela agricultura familiar e pela floresta com a presença do camarada João Frazão da Comissão Política do Comité Central.

Esta iniciativa, que aconteceu no Parque da Balsa, em Eixo, contou a presença de vários camaradas que trouxeram a debate as dificuldades sentidas pelo pequenos e médios agricultores no distrito de Aveiro.

Uma das questões discutidas prendeu-se com a urgência da concretização do verdadeiro Estatuto da Agricultura Familiar, que sirva de apoio aos pequenos e médios agricultores, principalmente considerando o contexto actual, que veio evidenciar as dificuldades já sentidas anteriormente. Foram identificadas as causas estruturantes que levam à perda da soberania alimentar, que se prendem com décadas de políticas de direita ao serviço do agro-negócio. Um Portugal submisso aos ditames de uma União Europeia sempre disposta a dar a mão aos grandes grupos económicos, destruindo tecido produtivo nacional e forçando à importação de produtos que o país tinha e tem capacidade para produzir.

Quando discutimos agricultura, discutimos também a sustentabilidade dos ecossistemas, a co-existência do Homem com a Natureza e o Ambiente num sentido lato. E não haja dúvidas, que apenas a Agricultura Familiar é amiga do Ambiente. Da mesma forma, apenas esta agricultura poderá contribuir decisivamente para a soberania de Portugal, profundamente alicerçada numa política patriótica e de esquerda pela qual o PCP se vem batendo há quase 100 anos.

Aveiro, 10 de Agosto de 2020