No âmbito de uma campanha nacional da CDU dedicada à saúde, a candidatura de CDU, com a presença do seu primeiro candidato, Miguel Viegas, desdobrou-se em várias iniciativas pelo distrito. De manhã visitou o centro de de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a extensão de Maceda da USF de Cortegaça. No final do dia participou numa tribuna pública em Ovar na Praça da República. Destas visitas, sobressai a necessidade de um reforço imediato da rede de cuidados primários em recursos humanos para dar resposta a necessidades prementes da população. Valorizando os avanços realizados ao longo deste mandato em termos de contratação de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, a verdade é que este reforço está muito longe de responder cabalmente às necessidades identificadas nestas duas visitas que espelham uma realidade bem mais grave e ampla.

As trabalhadoras da Huber Tricot cumpriram hoje um dia de greve em defesa do subsídio de apoio ao transporte. A CDU esteve representada por Miguel Viegas, candidato às próximas eleições legislativas. A decisão da empresa de reduzir o apoio ao transporte revela um oportunismo inaceitável na medida em que assenta na redução do valor dos passes sociais decretada pelo governo a partir de uma proposta defendida há muito pelo PCP. Esta luta é por isso inteiramente justa e a CDU só pode manifestar toda a sua solidariedade esperando que a empresa volte atrás com a sua decisão e aceite um valor unitário de 20 euros mensais para todas as trabalhadoras.

Miguel Viegas, acompanhado de Fernando Gomes e Vítor Januário estiveram ontem no Parque Empresarial do Casarão em Águeda para acompanhar o caso das obras de construção da unidade industrial de produção de betão pronto e misturas betuminosas do Grupo Embeiral. A obra foi recentemente embargada pelas forças da GNR depois de verificação de um conjunto de irregularidades. A CDU exige um esclarecimento completo e imediato por parte da Câmara sobre esta situação incompreensível e inaceitável.

Miguel Viegas esteve hoje reunido com membros da ADACE, Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira. A reunião serviu para fazer o ponto de situação relativamente ao relacionamento da empresa Navigator com a população e também para avaliar os novos acessos à fábrica e à variante para entrar em Cacia. Mais uma vez se demonstra a falta de auscultação às populações deste executivo municipal que poderia ter evitado erros e lacunas dos quais sobressai a falta de uma ciclovia.

Miguel Viegas candidato da CDU às próximas eleições legislativas acompanhado de Adelino Nunes e José Freitas estiveram este fim de semana em Albergaria-à-Velha para acompanhar o II Roteiro Gastronómico da Marinhoa. Miguel Viegas foi deputado no Parlamento Europeu e defendeu por diversas vezes medidas de apoio à valorização do nosso património genético em geral e das nossas raças bovinas autóctones em particular. A carne Marinhoa esteve quase em extinção. Graças ao trabalho dos produtores e da sua associação foi possível reconstituir uma população que está agora a crescer. Contudo são necessários mais apoios para a produção e uma estratégia de valorização deste produto regional de elevada qualidade.

A CDU organizou esta sexta um debate sobre mobilidade partindo do projeto de ciclovia que fará a ligação entre a estação de Aveiro e a Universidade. Para lá dos problemas de desenho e dos conflitos identificados, sobressai a ideia de uma oportunidade perdida para promover de forma integrada um novo paradigma de mobilidade para Aveiro.