A CDU considera o sector agrícola como prioritário para o Distrito. Miguel Viegas, que foi deputado e membro da Comissão dos Assuntos Agrícolas do Parlamento Europeu teve uma profusa intervenção nesta matéria reunindo com agricultores, visitando explorações e organizando debates com técnicos, académicos e produtores. A CDU analisou os fundos do desenvolvimento rural atribuídos à região de Aveiro no actual quadro comunitário e concluiu que os mesmos não estão a ser devidamente aplicados. Existe uma excessiva concentração das ajudas que estão a ser canalizadas para grandes empresas em detrimento das mais frágeis. Por outro lado, investimentos tão importantes como a valorização dos nossos recursos endógenos e do nosso património genético estão completamente arredados de qualquer apoio. Estas são razões que reforçam a necessidade de eleger um deputado da CDU por Aveiro que poderá contribuir para uma melhor aplicação dos fundos comunitários que neste caso não estão ao serviço do desenvolvimento da região.

Miguel Viegas, acompanhado de diversos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas, teve, ontem, uma profícua jornada, começando com uma reunião com a Associação Nacional de Deficientes e Sinistrados do Trabalho, seguindo-se um périplo por diversas empresas dos concelhos da Feira, Albergaria-à-Velha e Ovar e com encerramento em Oliveira de Azeméis num jantar de militantes e simpatizantes. A reunião com Associação Nacional de Deficientes Sinistrados do Trabalho assume particular importância na medida em que Portugal continua com índices de sinistralidade no trabalho muito acima da média europeia. Pela parte da CDU esta continua a ser uma componente fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores. Tal como no passado, a CDU continuará a propor medidas de acompanhamento mais efectivo às vítimas de acidentes laborais exigindo também mais meios aplicados à prevenção.

No dia em que entram em vigor as gravosas alterações legislativas do novo Código de Trabalho, 1 de Outubro, a candidatura da CDU realizou uma acção de contacto com os trabalhadores da Renault Cacia, em Aveiro.

Miguel Viegas e Ana Valente, ambos candidatos às próximas eleições legislativas, reuniram com uma delegação do movimento «Juntos pelo Rossio». Esta reunião serviu para troca de informações sobre o protejo de estacionamento subterrâneo do Rossio que a Câmara Municipal teima em levar por diante à revelia de todas as normas ambientais em vigor. Pela parte da CDU ficou mais uma vez afirmada a sua total rejeição deste projecto que poderá comprometer o desenvolvimento daquela zona histórica da cidade de Aveiro.

A CDU realizou ontem um grande comício em pleno centro da cidade de Aveiro. Perante centenas de participantes, Jerónimo de Sousa reafirmou a necessidade de Aveiro eleger um deputado por forma a que os problemas e anseios da população de Aveiro tenham mais visibilidade na Assembleia da República. Miguel Viegas, cabeça de lista, lamentou a falta de clareza dos principais candidatos relativamente às grandes questões regionais que impactam no desenvolvimento da região.