António José Macedo, 1964-2010

É com um sentimento profundo de dor e pesar que a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP comunica o falecimento, aos quarenta e seis anos, de António José Macedo, vítima de prolongada doença.

António José Macedo nasceu em 1964 e era militante comunista desde os quatorze anos, tendo sido eleito para a Direcção Nacional da JCP em 1980.

No quadro da JCP teve tarefas de grande responsabilidade nos distritos de Castelo Branco, de onde é originária a sua família, da Guarda e de Aveiro – assumindo neste Distrito, onde passou a viver em 1986, a responsabilidade da Organização Regional da Juventude Comunista Portuguesa.

Desde então assumiu uma profunda ligação ao povo deste Distrito, vivendo as suas aspirações e participando na sua vida colectiva e na luta por melhores condições de vida, pela justiça social, pelo aprofundamento da democracia e o socialismo.

Envolveu-se totalmente na vida, nas aspirações e nas lutas dos pescadores. Era pescador e destacado dirigente do Sindicato dos Pescadores do Norte, da Federação das Pescas, da União dos Sindicatos de Aveiro e do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Nesta qualidade desempenhou importantes tarefas institucionais em diversas comissões da União Europeia. E ainda recentemente assumiu também responsabilidades na Associação dos amigos da Ria de Aveiro e do Barco Moliceiro.

António José Macedo era membro da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP desde 1986, tendo ao longo destes anos assumido as mais diversas e importantes responsabilidades. Foi membro do seu Executivo, candidato do PCP nas listas eleitorais ao Parlamento Europeu, à Assembleia da República e a diversos órgãos autárquicos de Ovar onde residia e onde, ainda em 2009, foi cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal. Foi também membro da Comissão Nacional de Pescas junto do Comité Central do Partido.

António José Macedo faleceu. Era um daqueles homens que lutaram toda a vida em defesa dos trabalhadores e do povo em defesa das causas e dos ideais do seu Partido, pela paz, pelo Socialismo e pelo Comunismo. Um daqueles homens de quem Brecht dizia serem “os imprescindíveis”.

Os comunistas do Distrito de Aveiro associam-se ao sentimento de pesar da sua companheira, dos seus filhos e da sua família, a quem expressam toda a sua solidariedade.

O corpo de António José Macedo encontra-se hoje, a partir das 15 horas em câmara ardente na Capela de S. Pedro em Ovar e o funeral terá lugar amanhã às 15h30 para o cemitério de Ovar.


Aveiro, 7 de Maio de 2010

DORAV do PCP

Partilhar

Para o topo