TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

Acompanhado de militantes e simpatizantes, o mandatário concelhio da CDU, José Manuel da Silva, entregou no dia 2 de Agosto, pelas 15.10 horas as listas de candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira, tendo sido a primeira força política a fazê-lo.

Recordamos que Rita Mendes, é a primeira candidata pela CDU à Câmara Municipal, Jorge Cortez é o primeiro candidato à Assembleia Municipal e Joana Dias a primeira candidata à assembleia de freguesia.

A CDU contínua a visitar os lugares e em contacto com as pessoas e as instituições. Desta feita realizou-se uma reunião com a Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, a pedido da CDU. A diretora, Dr.ª Susana Teixeira Pinto e o Presidente do Rotary Club local, Dr. João Garrau, traçaram uma panorâmica da actividade desta instituição e enumeraram as carências que necessitam de resolução para o seu desenvolvimento.

Foi um encontro muito útil, pelos conteúdos informativos e pela troca de opiniões acerca de uma instituição que se debruça sobre uma parte importantíssima dos munícipes: a geração que termina a sua atividade profissional mas que precisa de se sentir útil, ativa, criativa e feliz.

Visita a pé

Em visita ao Alto de Carquejido os activistas da CDU encontraram um lugar que quase parou no tempo e nos faz questionar se ali também é S. João.

A encosta virada para o rio revela uma grande carência urbanística com muitas construções degradadas, ruínas e arruamentos em péssimas condições. Há uma urgente necessidade de alavancar recursos para dar a este lugar aquilo que a cidade exige.

É um lugar histórico, um dos mais antigos núcleos residenciais de S. João da Madeira, com séculos de existência, cujos tempos o empurraram para o esquecimento.

O debate no Parque do Rio

Conforme anunciado, realizou-se no domingo o piquenique /convívio CDU no Parque do Rio. Esta iniciativa decorreu com muito entusiasmo e muita confiança entre simpatizantes e ativistas da CDU.

Para além do alegre convívio de uma força politica que preserva e valoriza os valores da fraternidade, da igualdade, da liberdade e que tem uma perspectiva de grande confiança no futuro, houve lugar ao debate dos problemas da cidade.

Joana Dias, cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia, interveio para apontar aspectos das linhas programáticas para a freguesia, defendendo que sejam transferidas para a Junta de Freguesia competências e respectivos recursos humanos e financeiras de modo a dotar este órgão autárquico de competências importantes na área social. Joana Dias defendeu uma Junta de Freguesia empenhada na defesa da população, principalmente dos mais pobres e referiu a dado passo “… é nossa proposta que a Junta de Freguesia assuma a Acção Social do concelho como prioridade, para que seja dada melhor resposta às necessidades da população. Sendo a Junta de Freguesia o órgão do Poder Local de maior proximidade aos cidadãos, é necessário criar espaço de intervenção directa deste órgão junto das pessoas. Sem nunca abandonar uma relação estreita de trabalho com a Câmara Municipal, é à Junta de Freguesia que cabe a auscultação directa dos problemas da população e o seu estudo e deverá ser a Junta de Freguesia a ter uma acção preponderante na resolução dos mesmos… “

Em visita à Zona Industrial do Orreiro, a CDU constatou a situação degradante que se encontram os passeios, as baias de estacionamento e a rotunda na Avenida dos Chapeleiros, junto à MOLAFLEX. Convém referir que o silvado naquelas baias de estacionamento constitui um perigo iminente para a segurança dos automóveis que ali necessitam de estacionar em caso de incêndio, como aconteceu recentemente.

Alertada pela comunicação social para a situação de um terreno na rua Visconde junto ao quartel da GNR a CDU visitou o espaço e solidarizas-se com o munícipe que reclama a limpeza do mesmo. Nesse sentido, os seus eleitos na Assembleia Municipal solicitaram explicações à Câmara Municipal.