TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

Força necessária

Comunicado sobre o resultado das eleições em Oliveira de Azeméis

da Comissão Concelhia de Oliveira Azeméis, do PCP

Em Oliveira de Azeméis a CDU entregou hoje no Tribunal as listas com todos os candidatos aos diferentes órgãos autárquicos para as eleições que se realizam a 1 de Outubro de 2017.

De salientar que nestas autárquicas a CDU-Oliveira de Azeméis vai concorrer a dez das doze freguesias do Concelho, mais quatro freguesias que há quatro anos, só possível com o esforço e empenho de vários ativistas independentes e da militância dos quadros do PCP e PEV.

Outra novidade é que este ano além das Cabeças de Lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal serem mulheres, o mesmo acontecerá três freguesias do concelho.

É a prova de que a CDU-Oliveira de Azeméis tem vindo a crescer, dando corpo a causas e aspirações locais, assegurando a sua presença crítica, exigente e construtiva para garantir a defesa dos interesses das populações.

As candidatas da CDU, Joana Alves (cabeça de lista à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis), Ana Isaura Costa (cabeça de lista à Assembleia Municipal), Raul Silva (cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Fajões) e António Rocha (candidato por Fajões) foram recebidos, no Agrupamento de Escolas de Fajões pelo Director, o Professor António Camilo.

A delegação da CDU constatou nesta visita que o Agrupamento de Escolas de Fajões mantém uma dimensão humana pedagogicamente ajustada, até porque é uma Escola  TEIPE – de Intervenção Prioritária tendo a tempo inteiro um Psicólogo e uma Técnica de Serviço Social permitindo a obtenção de bons resultados escolares, tanto ao nível do aproveitamento como da disciplina. No entanto, nota-se uma vontade por parte dos alunos de ir para a cidade, quer seja Oliveira de Azeméis ou são João da Madeira.

Junto ao mercado municipal de Oliveira de Azeméis juntaram-se vários apoiantes e amigos da CDU para a apresentação do Cabeça de lista à Câmara Municipal, Joana Alves e à Assembleia Municipal, Ana Isaura Costa.

O evento foi apresentado por Armando Morais, membro da Comissão Concelhia do PCP de Oliveira de Azeméis estando presentes  Miguel Martins do PEV e de Carla Cabique Martins membro do Secretariado da DORAV do PCP.

Joana Alves na sua intervenção salientou as desigualdades existentes no Concelho onde se privatizou a água e saneamento e onde a população paga mais por menos serviço, sendo Oliveira de Azeméis o Concelho Português com a pior cobertura de rede de água e saneamento, algo que não pode acontecer em pleno séc. XXI.

Os candidatos da CDU, Joana Alves (cabeça de lista à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis), Ana Isaura Costa (cabeça de lista à Assembleia Municipal), Raul Silva (cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Fajões) e António Rocha (candidato por Fajões) foram recebidos, a seu pedido, na Associação dos Bombeiros Voluntários de Fajões pelo Vice-presidente Jorge Pinho, pelo 2º Tesoureiro João Paulo Santos e pelo Adjunto de Comando Mário Pessoa.

A actual Direcção, que tomou posse em Abril de 2016, tem apostado na formação do seu Corpo de Bombeiros quer a nível práctico, quer a nível da escolaridade tendo para isso protocolos com as Escolas locais. Como exemplo, em 35 anos de existência, apenas dois Bombeiros foram formados pela Escola Nacional de Bombeiros, uma grande lacuna que faz com que a formação tenha de ser paga pela própria Associação, uma vez que mesmo em regime de Voluntariado, sem formação não podem exercer.