Miguel Viegas, candidato da CDU às próximas eleições legislativas reuniu com a Associação Juvenil "Os Amigos do Cáster". Esta reunião serviu para conhecer melhor as preocupações desta organização ambientalista vareira e dar a conhecer as principais medidas que a CDU apresenta para fazer face à urgência climática. De acordo com Miguel Viegas, as alterações climáticas não se combatem com meras declarações simbólicas que soam a falso sobretudo vindas de quem tem fortes responsabilidades no aprofundamento do actual modelo de desenvolvimento assente nas autoestradas e no uso dominante do automóvel. As alterações climáticas combatem-se com um novo modelo de mobilidade assente na valorização do transporte público e em particular do transporte ferroviário. A conclusão do plano de regadio do Baixo Vouga Lagunar, defendida há muito pela CDU insere-se igualmente na defesa de um sistema produtivo assente na agricultura local e nos circuitos curtos de produção e comercialização.

Os Amigos do Cáster", associação juvenil com mais de 20 anos, tem dedicado grande parte do seu trabalho na área da educação ambiental, seja na defesa do Rio Cáster, seja na defesa da Costa ou de outros ecossistemas. Ainda recentemente denunciou uma enorme mancha de espuma na ribeira de S. João, um dos principais afluentes do Cáster, mostrando assim que a despoluição da Ria de Aveiro está longe de ser um dado adquirido. A preocupação dos jovens relativamente ao futuro do planeta e em particular às alterações climáticas são partilhadas pela CDU. A CDU não desliga no entanto o excesso de carga sobre o recursos do actual sistema capitalista onde impera a lei do lucro máximo. No que toca às propostas para o distrito, Miguel Viegas debruçou-se sobre duas áreas fundamentais: a mobilidade e a agropecuária. A CDU propõe assim um plano regional de mobilidade assente na valorização do transporte público e em particular da ferrovia com a requalificação do Vouguinha. A criação de um passe intermodal regional é outra proposta da CDU que visa incentivar o uso de transporte público e reduzir o uso do automóvel. A criação de um extenso plano de regadio no Baixo Vouga Lagunar, proposta pelas CDU permite potenciar vários milhares de hectares de terras altamente férteis e ao mesmo tempo diminuir a peugada ecológica dos nossos alimentos.

Segundo Miguel Viegas: "A propostas que temos para o distrito poderão dar um contributo decisivo para mitigar as alterações climáticas. Quase sempre, a sustentabilidade social e ambiental andam a par."

Aveiro, 18 Setembro 2019
Coordenadora Distrital de Aveiro da CDU